Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

22/07/2021 | Concebido por Goioerê

Casa Civil reforça rede de combate à violência contra a mulher no Paraná

Casa Civil reforça rede de combate à violência contra a mulher no Paraná

Desde 2019 foram realizadas 226 palestras em escolas, igrejas e unidades municipais urbanas e rurais para apoiar mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. As prefeituras recebem apoio na construção e implantação de programas que atendam as vítimas, além de orientação para acessar recursos federais.

Responsável pela interlocução com sociedade civil, administrações municipais e todos os demais poderes, a Casa Civil do Governo do Paraná conta, desde 2019, com uma área dedicada a políticas públicas de combate à violência contra a mulher. Palestras em escolas, igrejas e unidades municipais nos centros urbanos e rurais são realizadas para apoiar mulheres e famílias vítimas de violência doméstica.

As prefeituras recebem atendimento especial na construção de projetos de lei e de programas que atendam mulheres vitimadas e suas famílias, além de orientação para acessar os recursos federais. 

“O trabalho realizado pela Casa Civil reforça a rede de combate à violência contra a mulher do Estado, atuando diretamente na orientação e prevenção e no apoio às administrações municipais que querem implantar novos projetos com o objetivo de reduzir os índices de violência”, afirma o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Desde o início deste trabalho, foram feitas 226 palestras físicas e virtuais – modelo que foi adotado em 2020, em função da pandemia – destinadas a 84 municípios. Destas, 119 aconteceram em escolas, atendendo exclusivamente as jovens.  

De acordo com a assessora especial da Casa Civil, responsável pela área de políticas das mulheres, Goretti Bussulo, a resposta é imediata. “Em toda palestra em escola as jovens fazem denúncias de violência doméstica”, diz. 

Todas elas são encaminhadas para as forças policiais que atuam na investigação e atendimento às mulheres e à Defensoria Pública.

Paraná registra queda de feminicídios em 2021, mas Estado mantém vigilância

Ações de conscientização contra o feminicídio marcam dia contra o crime

AÇÕES – A atuação da Casa Civil se soma a outras oferecidas por diversas áreas do Estado. Em 2020, as mulheres vítimas de violência ganharam um apoio importante com a possibilidade de registrar boletins de ocorrência referentes a crimes de violência doméstica e familiar (Lei Maria da Penha) no site da Polícia Civil do Paraná.  

Outro avanço foi a implantação, neste ano, do botão do pânico, para as mulheres que possuem medidas protetivas em situações de violência doméstica. 

Live discute políticas públicas no Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

Banco da Mulher ultrapassa a marca de 5 mil empreendedoras beneficiadas

Na outra ponta, o Banco da Mulher Paranaense, criado em 2019, oferece condições para que a mulher ganhe independência econômica e consiga administrar sua vida e de seus filhos longe de um companheiro agressivo. Mais de cinco mil empreendedoras já foram beneficiadas.

Gerenciado pela Fomento Paraná, o Banco da Mulher Paranaense oferece financiamentos com taxas de juros mais baixas para apoiar pequenos negócios que tenham mulheres como proprietárias ou sócias. 

Cerca de 90% dos recursos concedidos são da linha de microcrédito, com limites de até R$ 10 mil para empreendedores pessoa física e até R$ 20 mil para pessoa jurídica (MEI, EI, Eireli).

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal