Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

10/07/2021

Secretária da Cultura de Toledo reforça pedido de criação do Curso de Teatro pela Unioeste

Secretária da Cultura de Toledo reforça pedido de criação do Curso de Teatro pela Unioeste

A secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, recebeu na tarde da sexta-feira (09), na Casa da Cultura, o deputado estadual Ademir Bier. O parlamentar é presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Na oportunidade, a gestora apresentou ao deputado as demandas e necessidades de investimentos e apoio ao setor cultural. 

Entre as pautas abordadas por Rosselane está o pleito da abertura do Curso de Artes Cênicas, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A secretária relatou ao deputado que essa é uma demanda histórica. “Ainda no ano de 2001 a Unioeste já obteve autorização para oferecer um curso nesta área, chegando a estar prevista sua inserção nos exames vestibulares daquele ano, mas na época por não dispor de condições técnicas necessárias sua implantação foi suspensa”, relatou. 

A secretária reforçou ainda que no ano de 2008 a Unioeste iniciou os trâmites licitatórios para a edificação, no Campus de Toledo, de um Teatro de 400 lugares, com palco, salas técnicas, obras estas que já estão finalizadas. “Foi neste período que novamente o assunto voltou à tona e dentro da Universidade. O Conselho Universitário (COU) aprovou em dezembro de 2009 a criação do Curso de graduação em Arte, no campus de Toledo da Unioeste, além da aprovação do respectivo impacto financeiro e também aprovou o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Arte para o campus de Toledo, dando condições para abertura do curso. Agora falta a decisão do Governo do Estado para que esse sonho se concretize”, explicou a secretária da Cultura de Toledo. 

Rosselane entregou ao deputado Ademir Bier um dossiê que relata todo o histórico do processo e da necessidade da implantação do curso que irá atender a região oeste do Paraná. O deputado Bier se colocou à disposição para levar a tratativa diretamente ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. “Vou tratar desse assunto pessoalmente e mostrar ao governador a importância em atender essa demanda que é de toda a região Oeste do Paraná”, disse o presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná.

Rosselane também entregou na oportunidade ao deputado o documento manifesto que em apoio à manutenção do curso técnico em teatro no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira na cidade de Cascavel. “Nós de Toledo apoiamos a manutenção do curso que ocorre de forma gratuita, é o único na modalidade subsequente no Estado do Paraná e abarca toda a demanda de artistas do segmento das artes cênicas na macrorregião oeste. Por isso não podemos deixar de nos manifestar contra o encerramento das atividades e pedimos que essa demanda seja levada ao secretário de estado da Educação – Renato Feder, para que ele reavalie e o curso técnico seja mantido”, ressaltou.

A secretária salientou que a informação que recebeu dos professores do Colégio é de que até agora, a SEED não sinalizou a realização de novo PSS para suprir as disciplinas do segundo semestre nem substituir professores que se ausentaram do curso, podendo implicar em atraso de suprimento e até mesmo um aceno de desinteresse pelo andamento do curso. Além disso, alegou-se a falta de demanda no curso, sendo que há uma lista de espera, além dos matriculados nesta turma de 2021, de mais de 40 pessoas. O deputado Bier recebeu o documento manifesto e afirmou que irá dialogar com o secretário da Educação para que a situação seja reavaliada e o curso técnico mantido. “Não podemos deixar nossa região desassistida, vamos dialogar e buscar soluções”, disse Bier.

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal