Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

22/06/2021

Toledo vai dançar no México

Toledo vai dançar no México

O Universal Dance World Championship –  Campeonato Internacional de Dança acontecerá em Cancún, no México, de 24 a 27 de junho de 2021. O evento reunirá os melhores bailarinos do mundo em diversos estilos e categorias. A competição desta vez contará com talentos de Toledo disputando em alto nível nos palcos latinos.

A cultura toledana será representada pela participação de dançarinos de dois grupos de peso da cidade, 5ª Essência e ToleBreaker’Z Crew. Ambos “ralaram” nas fases eliminatórias e agora se preparam com objetivo de obter um bom resultado e representar não só Toledo, mas o Brasil nesse campeonato internacional. 

Em 2020, a professora Jaqueline Procopio se classificou na etapa online do Universal Dance, com o prêmio Gold Master, na categoria solo. Garantindo sua vaga na final da etapa Cancún. Além da categoria solo, a 5ª Essência irá competir na categoria grupo, com um trio composto pelos dançarinos: Matheus Martins, Fernanda Fetter e Jaqueline Procopio. Este trio passará por duas etapas, a seletiva e a final, caso seja selecionado.

Fernanda Fetter falou sobre o que esse momento representa. “A ida para essa etapa é muito importante para o grupo, visto que a 5ª Essência participa do Universal Dance desde 2015 e apesar de já ter se classificado outras vezes, essa é a primeira vez que participaremos dessa etapa. Essa oportunidade é um novo passo na história da 5ª Essência e trará novas experiências e aprendizados, aumentando através do intercâmbio cultural a formação desses professores. Contribuindo também para o ensino, aprendizado e profissionalização de dançarinos em Toledo e região”, explanou. 

Thiago Fernando, do ToleBreaker’Z Crew, disse que essa é “uma grande conquista e um passo muito importante para nossa carreira. Uma oportunidade para alavancar oportunidades e abrir portas para a nova geração de bailarinos e dançarinos. É para ver que tudo é possível com esforço dedicação”, salientou. ToleBreaker’Z Crew participará com dois competidores, Rafael Ludvig e Thiago Fernando, para a categoria Best Dance. Eles formam o único Duo brasileiro na final.

A expectativa dos dois grupos é fazer a melhor apresentação possível e também absorver conhecimentos por meio da troca de experiências com os melhores de cada país participante. Ambos querem colocar Toledo, o Paraná e o Brasil no pódio desta competição. Estão confiantes, pois sabem que já são vencedores já que será um grande aprendizado para a carreira e para a vida de cada um.

Envolvimento social

Os dois grupos que buscam reconhecimento internacional, além de suas atividades pessoais voltadas à dança, sempre estiveram inseridos de forma voluntária ou em projetos sociais do município. 

Antes da Pandemia, o 5ª Essência participava de projetos nos Centros da Juventude de Toledo (CJUs), com aulas semanais de hip hop, além de projetos em escolas municipais. “Atualmente, nossas aulas estão voltadas apenas a companhia, que está treinando em anexo a instituição Quilombo Tekoha. Devido às restrições, os outros projetos estão parados temporariamente”, explicou Fetter.

O ToleBreaker’Z Crew já realizou diversos trabalhos sociais, nos centros de referência da Assistência Social (CRAS), colégios estaduais, Ceu das artes e Centro de Reabilitação. Ou seja, para Toledo, todos já são medalha de ouro. 

Mobilização

Participar de uma competição por si só já envolve investimento. Quando essa disputa é em Cancún, no México, pode multiplicar várias vezes os gastos envolvidos. Como a dança ainda não é uma modalidade que atrai tantos investidores, a maior parte das despesas está sendo bancada pelos próprios competidores. 

Alguns até conseguiram boas parcerias e patrocinadores que estão auxiliando nos gastos, mas contam mesmo é com o auxílio dos amigos que colaboram com rifas ou vaquinhas online. Para saber mais sobre a competição ou como auxiliar os grupos nessa viagem podem entrar em contato direto com Fernanda (45) 99813-3417 ou com o Thiago (45) 99970-1715. 

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Toledo vai dançar no México
Toledo vai dançar no México

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal