Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

17/06/2021

16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo

16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo

A escola foi uma das instituições que teve que buscar no mundo virtual novas formas de educar os seus alunos com a chegada da pandemia. Mas as medidas restritivas também influenciaram na forma de capacitar os profissionais da educação. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (SMED) está promovendo a 16ª Semana da Educação Infantil com a temática Acolher, Brincar e Conhecer. 

A abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (16) pelo Youtube e contou com a participação do prefeito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e da secretária de Educação, Elisângela Batista. Durante a programação de abertura houve a transmissão de apresentações culturais gravadas do Maestro Nelson Engelmann e Maricilda Engelmann, e da professora Maria Daiane Ponciano de Paula. 

A proposta da Semana da Educação Infantil é instigar os profissionais da educação a construção de conceitos, elevando a qualidade da prática pedagógica. Sendo um momento de estudos, diálogos e construção de conhecimentos, o formato apresentado conta com palestras, mesa redonda, troca de experiências e salas de estudo. A programação segue até a próxima sexta-feira (18). A relação das apresentações e o link direto de acesso para cada atividade pode ser acessado neste hotsite

O prefeito Beto Lunitti está em viagem à Brasília/DF, mas gravou a manifestação e o desejo de muita luz, muita energia e trocas de experiências que possam melhorar o ponto de vista do conhecimento entre professor e aluno. “Desejo muito sucesso, felicitá-los nesse momento tão importante que dedicam para nossas crianças. Tudo aquilo que vocês virem e melhorarem sob o ponto de vista do conhecimento, que nossas crianças possam absorver isso com muita energia. É a partir de nossas crianças que construímos uma sociedade fortalecida, justa, fraterna, que pensa exatamente no fortalecimento da economia conectado com aquilo que é essencial para ela estar à serviço da vida. E tudo começa no ensino e aprendizagem infantil. Com tecnologias pretendemos melhorar muito mais”, salientou. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt complementou as palavras do prefeito e falou sobre os quatro pilares que serão concretizados para uma educação de qualidade “a cada filho que se dirige às escolas ou cmeis”: Aluno Conectado, Teia do Saber, Professor Pesquisador e a Escola Ativa. “Parabéns pelo tema, acolher é uma palavra muito forte e os nossos educadores têm feito isso. Brincar e aprender, como é belo. O município de Toledo se sente orgulhoso pelo trabalho que vocês vem fazendo para a sociedade e para nossos filhos”, parabenizou Ademar. 

A secretária de Educação, Elisângela Batista, disse que o homem não nasce pronto e acabado, ele precisa de uma transformação social e precisa do ensino para compor nesse processo.”Nós sabemos que o acolhimento, conhecimento, o cuidado, o brincar não se separa, e isso faz com que cada ser humano que por ali passa gere um homem íntegro, humano e emancipado. É isso que desejamos para a educação no município de Toledo. Uma educação de emancipação, que seja transformadora”, frisou. 

Palestras

O primeiro dia de palestras contou com duas falas enriquecedoras para os participantes do evento. No período da manhã, foi possível acompanhar a professora Drª Cassiana Magalhães, que discorreu o tema “Acolher, Explorar, Brincar e Conhecer - a organização do espaço e as aprendizagens das crianças”.

Já no período da tarde, quem deu sequência ao evento foi o psicólogo e escritor, Mestre em Educação, colunista do programa Bom Dia Paraná, Marcos Meier, com um tema chamativo e provocativo “Trago a pessoa amada em uma aula: as promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula”. 

Com maestria as temáticas foram abordadas de forma simples e profunda, oportunizando aos educadores que acompanhavam as apresentações uma visão mais abrangente da relação ensino x aprendizagem. A contribuição de ambos demonstrou desde como usar os elementos disponíveis para despertar nos estudantes a curiosidade e o desenvolvimento do conhecimento, até formas de compartilhar e ampliar a abrangência de cada experiência vivenciada. 

A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Meridional, Solange Martins, também realizou uma breve participação para falar sobre o cooperativismo aplicado em escolas por meio do Movimento CooperJovem.

Além da grande participação dos educadores de Toledo, o evento quebrou fronteiras e contou com a participantes de Palotina, Terra Roxa, Peabiru, Cafelândia, Campo Mourão, Vera Cruz do Oeste, Campina da Lagoa, Santa Helena, Guaíra, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste no Paraná; Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Estrela e Lajeado, no Rio Grande do Sul; e de Barueri e Osasco, no estado de São Paulo.

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo
16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo
16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo
16ª Semana da Educação Infantil acontece de forma online em Toledo

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal