Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

10/06/2021

Cultura investe na manutenção do Teatro Municipal de Toledo

Cultura investe na manutenção do Teatro Municipal de Toledo

Podemos dizer que um dos pulmões do Teatro Municipal de Toledo será “transplantado” em breve. O prefeito Beto Lunitti, acompanhado da Secretária de Cultura Rosselane Giordani, assinou essa semana o contrato autorizando a realização da manutenção corretiva do sistema de refrigeração do Teatro. 

O sistema de ar-condicionado central é do modelo Chiller e é responsável por toda a refrigeração do ambiente. Segundo os técnicos do espaço, além de regular a temperatura, o equipamento funciona como um grande exaustor, filtrando todo o ar do complexo. 

A secretária de Cultura ressaltou a importância desta manutenção e quantificou a magnitude do equipamento. “Esse investimento vai proporcionar segurança nesse momento para que o sistema de refrigeração do teatro esteja funcionando com 100% da capacidade. Esse sistema vai completar 22 anos, assim como o Teatro. A troca por completo de um sistema como esse, na atualidade, custa em torno de R$3 milhões”, informou Rosselane.

Ela também fez um relato do problema relacionado às manutenções do ar-condicionado: Em 2018 o sistema colapsou, pois só existia previsão de manutenção preventiva e não corretiva. Em abril de 2019 foi encaminhado processo de manutenção preventiva e corretiva. “Naquela ocasião foi realizada a manutenção corretiva do equipamento B. Desde 2019 estamos operando com apenas 50% da capacidade do equipamento, já que ele é um maquinário gigante e interligado, onde uma parte dá suporte à outra”, explicou a secretária. 

O prefeito visitou o Teatro no mês de março e constatou o problema, foi quando autorizou o remanejamento orçamentário para a solução em definitivo, já que não foram previstos recursos no orçamento de 2021 para esta finalidade. 

A empresa responsável pela manutenção foi contratada pelo valor de R$ 59.240,00 para substituir as peças necessárias, além do custo do serviço. O objetivo é deixar o teatro em plenas condições de funcionamento para quando as condições da pandemia permitirem o retorno das atividades culturais.

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal