Toledo, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

02/06/2021

Começam as aulas do curso de Soldagem

Começam as aulas do curso de Soldagem

Buscar o desenvolvimento econômico por meio da melhoria das condições de trabalho através do aperfeiçoamento e qualificação da mão-de-obra é um dos principais objetivos da Gestão Municipal dentro da estratégia do Toledo é + negócio. Nesta quarta-feira (02), uma das ações práticas dessa política pública foi o início do Curso de Soldagem. A aula inaugural contou com a presença do prefeito, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Gerente do Sesi e diretor da Agência do Trabalhador. 

Este é o primeiro de um total de cinco cursos diferentes que a Prefeitura está oferecendo gratuitamente por meio da Agência do Trabalhador. Para ministrar as aulas, uma parceria foi firmada com o Senai, que também é responsável em disponibilizar toda a estrutura física necessária. O curso de Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG/MAG acontece entre os dias 02 e 30 de junho. As duas primeiras turmas terão aulas nos períodos da manhã e da noite, sendo 16 alunos em cada uma.

A novidade fica por conta da Unidade Móvel de Soldagem disponibilizada pelo Senai para aplicação das aulas. É a primeira vez que se instala em Toledo e possui uma capacidade e estrutura de energia diferente da Escola Móvel. São cabines específicas para aplicação do curso de solda.

“As melhores estruturas do Senai do Paraná estarão à disposição do município de Toledo nos próximos meses. Agora, a Unidade Móvel de Soldagem e na sequência uma escola móvel. Esse curso chega a ser até melhor que o oferecido na rotina do Senai de Toledo, pois tem mais equipamentos”, explicou o diretor de Indústria e Comércio, Junior Henrique Pinto.

O prefeito Beto Lunitti elogiou a qualidade da estrutura oferecida e disse que esta é uma forma de aproximar o público e ofertar um espaço amplo de conhecimento e discussão dentro de uma estrutura pública. “Foram levantadas diversas demandas e áreas que necessitam um profissional mais qualificado. Neste sentido, procuramos criar um ambiente onde seja oferecido condições para a geração de emprego e melhoria na renda das pessoas”, destacou Lunitti. 

Os certificados serão expedidos pela própria Agência do Trabalhador, desta forma a administração terá condições de acompanhar melhor os recursos aplicados, pois além de levantar e oferecer a demanda, poderá acompanhar a inserção e crescimento desses profissionais no mercado de trabalho. 

“A maioria das vagas no mercado de trabalho são de auxiliares com baixa qualificação e por consequência, as menores médias salariais. Uma ação como essa vai proporcionar a quem está empregado uma qualificação para uma vaga técnica e com renda maior, além de oportunizar para aqueles que estão fora do mercado de serem inseridos numa posição melhor”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Diego Bonaldo. 

Até o fim deste ano o município terá investido R$ 132.164,80 em 820 horas de cinco cursos técnicos. São diversas turmas manhãs e noites. Com isso vai proporcionar acesso gratuito para 274 alunos. 

A unidade móvel do Senai, que abrigará os cursos, foi instalada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, onde os primeiros alunos já iniciaram seus estudos. Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp da Agência do Trabalhador - (45) 3252-6763 - para orientações. 

Cursos

Soldagem - 02/06/2021 à 30/06/2021

Curso de Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG/MAG - 64 vagas

Construção Civil - 07/07/2021 à 06/08/2021

Curso de Instalações Hidráulicas Prediais - 20 vagas

Curso de Armação de estruturas para Construção Civil - 20 vagas

Curso de Pintura de Obras - 20 vagas

Instalações Elétricas - 07/07/2021 à 06/08/2021

Curso de Eletricidade Industrial - 18 vagas

Curso de Eletricidade Básica Residencial - 18 vagas

Curso de Instalação de Alarmes, CFTV e Porteiro Eletrônico - 18 alunos

Automação - 04/08/2021 à 01/09/2021

Sistemas de Automação Industrial com Controle Lógico Programável (CLP) - 16 vagas

Curso de Controlador Lógico Programável (CLP) - 16 vagas

Curso de Robótica Industrial - 16 vagas

Mecânica Automotiva - 15/09/2021 à 05/11/2021

Curso de Mecânica de Automóveis - 32 vagas

Curso de Mecânica de Freios e Suspensão - 16 vagas

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Começam as aulas do curso de Soldagem
Começam as aulas do curso de Soldagem

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal