Toledo, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

25/05/2021

Proposta de Guarda Verde Municipal é apresentada à gestão

Proposta de Guarda Verde Municipal é apresentada à gestão

Técnicos e gestores das secretarias municipais de Segurança e Trânsito (SMST) e Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMA) apresentaram uma proposta de criação de um Destacamento Ambiental da Guarda Municipal (DAGM) para o prefeito Beto Lunitti nesta segunda-feira (24) durante reunião de trabalho realizada na Sala de Reuniões da Prefeitura. 

As funções deste Destacamento, de acordo com o esboço do pré-projeto, seriam de auxiliar nas ações preventivas, educativas, relacionadas ao meio ambiente, além de apoiar de forma mais ostensiva na fiscalização ambiental do município. Na estrutura atual, a maioria dos casos só são atendidos por meio de denúncias. Com isso, passa a ser corriqueiro o acúmulo de demandas em função da falta de pessoal (fiscais) ou pela dificuldade de conseguir um flagrante.

Um levantamento da SMA aponta que existem hoje 534 denúncias ativas realizada, 439 já extrapolaram o prazo de retorno. Se classificadas, a 1ª do ranking é sobre maus tratos, a 2ª sobre poda e corte incorreto de árvores, a 3ª de mato alto (em lotes), 4ª é descarte incorreto de resíduos, e na 5ª posição soma-se pertubação do sossego, poluição hídrica (rios), queimadas, entre outros. 

A exemplo de cidades como Londrina, Cascavel, São José dos Pinhais, São Paulo e tantas outras, uma GM preparada para esses fins obtém melhores resultados ambientais. Nas atividades de cunho educativo o projeto é mais amplo, envolvendo Guarda Mirim, com diversas interfaces que poderiam ocorrer de forma compartilhada.

Ao expor as primeiras impressões, os gestores destacam a necessidade de formular um projeto que contemple a formação de todos os guardas municipais, para possibilitar o rodízio de funções. 

O prefeito Beto Lunitti elogiou o empenho das duas secretarias e realizou apontamentos e ponderações para agregar ao debate e construir uma proposta definitiva do Destacamento Ambiental da Guarda Municipal. “Queremos que esses agentes estejam conectados fortemente com a Educação Ambiental por meio de uma guarda educativa”, salientou Lunitti. 

Com o “sinal verde” do prefeito, os técnicos irão se aprofundar no detalhamento do projeto, previsão de eventuais custos e farão novas rodadas de discussão para alinhar as ações ao planejamento da gestão municipal.

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Proposta de Guarda Verde Municipal é apresentada à gestão
Proposta de Guarda Verde Municipal é apresentada à gestão
Proposta de Guarda Verde Municipal é apresentada à gestão

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal