Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

10/05/2021 | Concebido por Goioerê

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UEL precisa de doadoras

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UEL precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (HU) da UEL tem registrado baixa no estoque de leite e, por isso, precisa de doadoras. O setor registra, em média, 280 litros de leite humano doados por mês. Porém, o estoque atual está entre 90 e 100 litros, muito abaixo do necessário para alimentar os bebês prematuros recém-nascidos do hospital.

“Estamos vivenciando um momento crítico, com diminuição de mães doadoras e, consequentemente, diminuição do volume de leite doado e aumento do nascimento de bebês prematuros que necessitam do leite humano pasteurizado. Considerando o volume de leite distribuído diariamente para os bebês internados e o nosso estoque hoje, daria para aproximadamente 20 dias”, diz Katiucy Campana, enfermeira do banco de leite.

UEM obtém nova patente na área de remoção de poluentes orgânicos

Pesquisadores da Unioeste produzem cosmético à base de probiótico

Devido à pandemia, todo o processo de cadastro para a doação tem sido feito por telefone ou WhatsApp e os cuidados de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus têm sido tomados. “A mulher não precisa se deslocar, todo o cadastro é realizado pelo WhatsApp ou por telefone, e a entrega dos kits é feita em domicílio, com todos os cuidados e sem contato com a doadora. E, posteriormente, a retirada dos frascos na casa das doadoras é realizada semanalmente”, explica Campana.

“A doação de leite, além de ser um gesto de solidariedade, de amor, é uma forma de alimentar e salvar vidas. O leite humano é o melhor sustento que podemos oferecer para os bebês prematuros. Por ter um excelente valor nutricional, possui fatores de proteção que auxiliam no combate a infecções, estimula o desenvolvimento do sistema imunológico dos bebês. É importante reforçar que as mães que desejam doar e ajudar não precisam parar de amamentar os seus filhos”, ressalta a enfermeira.

QUEM PODE DOAR – Para ser uma doadora, a mãe precisa estar saudável, amamentando o próprio filho e ter sobra de leite. As mulheres que quiserem doar podem entrar em contato com o BLH pelo telefone (43) 3371-2390. O setor funciona de segunda à sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados das 7h às 11h30. Além de receber e distribuir o leite humano, o BLH auxilia e orienta as mulheres que tiverem dificuldade com o processo de amamentação.

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal