Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

08/05/2021

Ginasta de Toledo pode disputar os Jogos Olímpicos

Ginasta de Toledo pode disputar os Jogos Olímpicos

Toledo celebra a convocação de mais uma atleta para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica (SBGR). Nesta semana, a atleta Giovanna Oliveira Silva foi chamada para os treinos da SBGR visando a preparação para a classificação dos Jogos Olímpicos. Giovanna compete na categoria adulto por conjunto, este ano a jovem completa seus 23 anos de idade.

A notícia trouxe muita alegria e principalmente inspiração para as demais atletas. Giovanna chegou em Toledo em 2012 com 13 anos de idade e com um objetivo definido. Os avós venderam tudo em São Paulo, onde a jovem iniciou sua base na GR e vieram pra Toledo buscar o aperfeiçoamento que a colocaria entre as melhores do Brasil.

A atleta aproveitou as férias do trabalho, pois já não conseguia se dedicar somente ao esporte, para tentar uma vaga na Seleção. Hoje está na Copa do Mundo em Baku, capital do Azerbaijão, e enfrentará uma sequência de competições com o conjunto da SBGR com o objetivo de obter uma vaga para a Olimpíada em Tóquio. No mês de junho acontece o Panamericano onde será definido qual país irá representar nossa América.

A professora da Associação Toledana de Ginástica Rítmica (Agito), Solange da Silva Martins Paludo, tem motivos de sobra para se orgulhar. Esse ano outras três ginastas de Toledo já foram convocadas para a Seleção Brasileira. Ela falou da dificuldade que as meninas de 18/19 anos enfrentam. Por ser uma fase de transição para a vida adulta, tudo fica mais difícil.

“Quando elas olham para a Giovanna enxergam uma possibilidade de realizar seus próprios sonhos. Ela traz esperanças para as meninas que estão nessa fase de transição para a vida adulta. Se ela conseguiu com 23 anos, então outras meninas também podem. É puxado, pois o corpo pede ajuda. A ginástica rítmica é bem precoce. A ginasta mais antiga em Olimpíadas tinha 27 anos. Mas se tiver uma boa base, um trabalho fortalecido, um clube bom, tudo é possível, basta não desistir”, diz a professora. 

Mas a frase que resume esse sentimento sobre a Giovanna foi mais marcante. “Ela foi muito amada aqui”. Esse amor das professoras e das colegas também é sentido e compartilhado pela avó de Giovanna. Durante anos também foi reconhecida como avó das outras ginastas. Dona Darci Bucini de Oliveira (67) era cozinheira na Agito e compartilha desse momento de alegria.

“Estamos muito felizes, era o sonho dela. Viemos para Toledo com esse objetivo quando ela tinha 13 anos. Largamos tudo para ficar com ela, justamente para que pudesse estudar e realizar esse sonho. Fiquei bastante emocionada, torcemos muito por ela. Já falamos pra ela continuar todo esse esforço e trazer uma medalha pra nós”, comentou com muita compaixão e satisfação. 

A secretária de Esportes, Marli Costa, destacou a importância do trabalho contínuo que é realizado no município com a ginástica rítmica, inclusive da articulação e desempenho da Associação que nos últimos anos tem formado excelentes atletas. “Os bons resultados são contínuos, justamente pelo projeto ser contínuo, mas também com qualidade. Se não tivesse qualidade nas técnicas que são trabalhadas não se chegaria a esse sucesso todo. Nos sentimos orgulhosos em ver o nome de Toledo tão bem representado e com chances de estar disputando as próximas Olimpiadas”, enalteceu Marli. 

O professor Reinaldo Bento é um dos responsáveis pela GR do município, o qual atende mais de 500 ginastas desde a fase inicial. Ele manifestou a alegria dessa convocação e disse o quanto isso significa para incentivar as pequenas alunas que também sonham com dias de glória. “O esporte é encantador e mágico. Então ter ginastas adultas que mantém o treino, foco faz com que as ginastas das categorias menores se empenhem cada vez mais. Todas as ginastas sonham em chegar na seleção brasileira, e com essa convocação da Giovanna, as ginastas menores se enchem de esperança que o seu sonho também pode se realizar”, avaliou Reinaldo.

“A Giovanna sempre foi muito dedicada, focada, sempre valorizou sua trajetória, ela é um orgulho para o nosso clube e para nossa Toledo. Que ela brilhe cada vez mais e seja inspiração para as nossas pequenas”, acrescentou.

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal