Toledo, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

07/04/2021

Lei que autoriza doação de terreno do município para a UTFPR é sancionada

Lei que autoriza doação de terreno do município para a UTFPR é sancionada

Foi sancionada pelo prefeito Beto Lunitti, na manhã desta terça-feira (7), a Lei “R” 25/2021, que “procede à desafetação de imóvel e autoriza o Executivo Municipal a efetuar a sua doação, com encargos, à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), visando à ampliação de seu campus na cidade de Toledo”. O ato, realizado na Sala de Reuniões do Gabinete, contou com a presença do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; do secretário de Administração, Nélvio José Hübner; e do diretor-geral da UTFPR/Toledo, Rodolfo Eduardo Vertuan.

A doação, aprovada recentemente pelo Legislativo, refere-se à área de 25.673,6 metros quadrados localizada no Loteamento Iaschombeck, na região da Vila Becker, próxima da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Ivo Alves Rocha. Por se tratar de desafetação de “bem de uso dominical”, a lei estabelece que a universidade é obrigada a edificar 1.000 metros quadrados até abril de 2026.

Composto por três blocos de atividades didáticas (salas de aula e laboratórios - 4.655,91 metros quadrados cada), bloco de laboratórios (1.125 metros quadrados), guarita, estacionamento e área de localização (10.884,23 metros quadrados), o projeto de instalação definitiva da UTFPR nesta área deve ser concluído, segundo a lei, até abril de 2031. O imóvel em questão não poderá ser vendido, doado ou transferido e, caso não venha a lhe dar destinação definida na lei, deverá reverter ao patrimônio do Município de Toledo.

O diretor-geral da UTFPR agradeceu o governo municipal pela desafetação da área em favor da instituição e destacou como este ato consolida a condição de polo universitário atribuído a Toledo. “Recebemos diversos estudantes de várias regiões do Brasil e, ao longo dos 14 anos que estamos aqui, muitos deles, percebendo a qualidade de vida que este município oferece, resolvem morar em definitivo aqui. Eu sou um destes egressos que estão comprometidos a preparar Toledo para os desafios do futuro por meio da formação de profissionais altamente capacitados”, relata.

Vertuan destacou que, com a doação desta área, será possível expandir as atividades do câmpus local, um dos 13 distribuídos por todo o Paraná. “Somos a universidade que mais forma engenheiros no estado e temos planos para abrir o mais brevemente possível turmas para as graduações de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Mecânica. Também queremos construir laboratórios voltados à pesquisa, e não somente para ensino, tanto para os cursos existentes quanto para os novos”, anuncia.

Após ouvir os agradecimentos do diretor-geral do câmpus de Toledo, o prefeito Beto Lunitti colocou o governo municipal à disposição da UTFPR. “Estamos abertos para o apoio da instituição em vários projetos que nossa gestão deseja implantar, como o Educação Empreendedora e a utilização mais proveitosa da estrutura localizada na península do lago do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O apoio das universidades será fundamental para Toledo calcar sua economia não somente no agronegócio, mas também no polo tecnológico que começa a se desenvolver por aqui”, avalia.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal