Toledo, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

08/03/2021

Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades

Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades

Os decretos municipais publicados no domingo (07) e segunda-feira (08) em relação à pandemia foram explicados em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo, no Auditório Acary de Oliveira. No mesmo ato, a Secretaria de Saúde também expôs os números da semana epidemiológica e os dados representam uma alta considerável na quantidade de contaminados pelo coronavírus.

A secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, explicou que o comportamento dos casos na última semana apontam variações importantes, entre elas o aumento no tempo de internamento em unidade de terapia intensiva (UTI), com aumento na permanência dos pacientes na UTI, na média, de 16 para 18 dias. Outra preocupação é a quantidade de pessoas contaminadas. Em fevereiro foram 2.633 pacientes confirmados e, somente na primeira semana de março, houve 1.077 casos registrados. “Se os números continuarem nesse ritmo, teremos mais de 4 mil contaminados no mês”, disse Gabriela. 

O prefeito Beto Lunitti lembrou que a capacidade de atendimento com respiradores aumentou em 200%. “Não temos mais como ampliar. As pessoas precisam se conscientizar disso. Não tem mais leito para o filho, para o pai ou a mãe, para a avó ou para o avô. Os recursos, sejam eles humanos, financeiros ou de espaço físico, se esgotaram”, disse em tom de desabafo. “Nossos profissionais estão muito cansados fisicamente e mentalmente. Há uma dedicação a ser reconhecida, abrimos um PSS (Processo Seletivo Simplificado). Convoquem os conhecidos da área de saúde para que participem”. 

A informação foi corroborada pela secretária Gabriela Kucharski. Segundo ela, a Secretária de Saúde realizou a suspensão de atividades de algumas unidades básicas de saúde (UBS’s) para dar suporte aos pontos de vacinação e ao atendimento nas unidades exclusivas para sintomáticos. “Muitos dos nossos trabalhadores atuam na atenção básica e neste momento estamos remanejando para unidades de extremo risco de contágio, mesmo assim, eles estão se colocando à disposição. Temos que enaltecer estes profissionais”, comentou. 

Além dos profissionais, existe uma mobilização da sociedade em relação ao momento crítico da pandemia. Durante a entrevista, o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, lembrou o esforço de empresas e demais setores em ajudar. “Temos um exemplo que foi a soma dos esforços para buscarmos os respiradores. A aeronave, os pilotos e o combustível tudo veio por empresas que assumiram seu papel cidadão e entenderam o momento crítico que vivemos”. Da mesma forma, segundo Ademar, existem empresas que cederam respiradores e demais subsídios. “No momento oportuno todas serão nominadas e reconhecidas pela dedicação ao povo toledano”, comentou.

Participaram ainda da coletiva os secretários de Segurança e Trânsito Arthur Almeida e o do Desenvolvimento Econômico Diego Bonaldo, além da diretora da Vigilância Epidemiológica Helena Nickel.

Decreto 64/2021

Publicado no domingo (07) o Decreto Municipal nº 64/2021 aponta as determinações para reabertura do comércio já  a partir desta segunda-feira (08), com validade até às 5h do dia 22. O decreto traz todas as informações sobre horários, formato e penalidades. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a intenção é possibilitar o funcionamento do comércio, evitando aglomerações e sem colocar em risco à população. “Ouvimos os posicionamentos de entidades comerciais no sábado (06) e também apresentamos os dados da pandemia. Os comerciantes precisam trabalhar, entendemos isso e defendo a reabertura do comércio e das atividades econômicas, desde que todos tenham segurança”, comentou.

Decreto 65/2021

O Decreto Municipal nº 65/2021, publicado também no domingo (07), mantém a suspensão da cobrança de tarifas no estacionamento regulamentado para veículos (EstaR) em Toledo até o dia 20 de março de 2021.

Decreto 66/2021

Além de estabelecer regras para o comércio, a Prefeitura de Toledo publicou, nesta segunda-feira (08), o Decreto Municipal 65/2021, apontando os critérios para a realização de atividades religiosas coletivas. Segundo a regulamentação, a realização dos atos religiosos deve acontecer preferencialmente de forma não presencial ou mediante atendimento individual. 

Quando for necessária a realização de atos presenciais, deve ser observada a ocupação máxima de 30% da capacidade do espaço, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, uso obrigatório de máscara facial pelos participantes, higienização das mãos com álcool gel 70% e a observância das demais medidas de proteção e prevenção determinadas pelas Resoluções SESA nºs 632/2020 e 221/2021.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades
Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades
Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades
Prefeitura apresenta dados epidemiológicos e anuncia medidas para retomada das atividades

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal