Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

03/03/2021

Prefeitura lança softwares para melhorar acesso às informações em saúde

Prefeitura lança softwares para melhorar acesso às informações em saúde

Novidades importantes na saúde pública foram apresentadas na tarde desta terça-feira (02) na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Representantes da MV-Consulfarma apresentaram três plataformas desenvolvidas com o objetivo de tornar ainda mais eficiente os serviços prestados nesta área em Toledo.

A primeira, chamada de Painel de Monitoramento, destina-se ao acompanhamento em tempo real dos atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir da base de dados, e em tempo real, estes integram a possibilidade de acelerar a visão da gestão municipal em busca de atingir os indicadores do Previne Brasil, o qual define o volume de recursos que recebemos para a manutenção da atenção básica.

Mais ampla, a segunda plataforma, que também está em processo de entrega do produto, divide-se em duas: a primeira (Portal Cidadania), para os técnicos da SMS e a população em geral consultarem informações de interesse coletivo, como a fila de espera de consulta, exames e a disponibilidade de medicamentos.

Com esse conceito, porém pensada no âmbito individual, a segunda parte (Portal Saúde) será voltada às rotinas de saúde de cada pessoa, informando (caso tenha baixado o aplicativo) as vacinas aprazadas (sempre que tiver uma vacina por receber), algum exame por coletar ou alguma consulta marcada - aliás, o agendamento, em alguns casos, poderá ser feito por meio desta interface, por onde também será possível ver resultados de exames. 

“Parte destes serviços já estão disponíveis em um site que se encontra defasado, que não é responsivo, ou seja, não se adequa às telas de tablets e smartphones. Além disso, o acesso se dá por meio de um código no qual o usuário precisa ir à unidade de saúde solicitá-lo. Com essa plataforma implantada, será possível fazer estas e outras funções apenas a partir do CPF”, explica a analista do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Elizabeth Timm Balcewicz.

O prefeito Beto Lunitti avalia que as plataformas atendem ao propósito desta gestão de “colocar a prefeitura na mão do cidadão” e consultou a empresa sobre a possibilidade de expandir o conceito a outras áreas da administração pública. “A informação precisa estar onde o munícipe estiver. Nesta questão da saúde, é fundamental colocar a tecnologia a serviço da vida, criando e implantando ferramentas que promovam cidadania e transparência, afastando a possibilidade de ingerência política em situações como filas de espera para procedimentos”, salienta.

O diretor da MV-Consulfarma, Vandré Dallagnol, agradeceu a confiança da administração municipal no trabalho da empresa. “Estas ferramentas empoderam o cidadão, estão a serviço da saúde tanto do ponto de vista da gestão pública quanto do bem-estar da população”, destaca.

Endemias

A terceira ferramenta apresentada pela MV foi o Módulo ACE (Agente de Combate às Endemias), voltado para o trabalho realizado pelos agentes. A partir do aplicativo que será utilizado através de tablets, estes profissionais registrarão digitalmente os dados que hoje são preenchidos no papel, tornando todo o processo mais ágil e econômico. 

“Essas informações ficarão armazenadas no dispositivo até o agente chegar a um local onde tem conexão wi-fi e sincronizá-las no sistema. Com isso, não é mais necessário o retrabalho de passar para o computador tudo aquilo que tinha sido escrito a mão durante as visitas aos imóveis. Sem falar que será possível incluir fotos para registrar a inspeção”, pontua Elizabeth.

Representando os ACE’s de Toledo, Alcione Ferreira, esteve na reunião e disse estar maravilhada com a novidade. “Só tenho a agradecer o empenho de quem está trabalhando neste projeto. É um grande presente, uma das mais importantes realizações para nossa categoria nesses 15 anos que estou nesta função”, avalia a agente de combate a endemias de Toledo que está há mais tempo na função.

Após alguns ajustes que foram sugeridos durante a apresentação, o Módulo ACE será testado com alguns agentes em campo. Em seguida, os 75 agentes que atuam em Toledo passarão por treinamento e estima-se que a novidade será utilizada por todos eles a partir de 15 de abril.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Prefeitura lança softwares para melhorar acesso às informações em saúde
Prefeitura lança softwares para melhorar acesso às informações em saúde
Prefeitura lança softwares para melhorar acesso às informações em saúde

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal