Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

26/02/2021

Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19

Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19

A comunidade toledana tem atendido aos apelos do setor público e se empenhado no combate à Covid-19. Nesta quinta-feira (25) a Secretaria de Saúde de Toledo recebeu da Fiasul a doação de 10 máscaras de ventilação não invasiva para utilização no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). A entrega foi realizada na sala de reuniões do Gabinete da Prefeito pelo empresário Rainer Zielasko e o desenvolvedor do equipamento Allan Güttges.

Em Toledo, o equipamento já vem sendo utilizado no Hospital Bom Jesus e traz bons resultados. Segundo a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, esta máscara atende um momento intermediário do paciente. “Existe um limite entre a máscara de ventilação ‘normal’ e a hora em que o paciente precisa ser entubado. Este equipamento, montado a partir de uma máscara de mergulho, consegue retardar procedimento invasivo (tubo) na pessoa com comprometimento respiratório mais grave”, comentou. 

Com isso, segundo Gabriela Kucharski, o paciente ganha tempo. “Na medicina, qualquer ganho de tempo é importante. E se houver uma boa saturação (melhora respiratória) a partir da utilização desta máscara, pode até ser que o paciente não precise ser entubado”, comentou. As máscaras também podem auxiliar pacientes que estão em recuperação após serem retirados do tubo (extubação). “Existe um processo até que o paciente consiga respirar totalmente sozinho. Este material pode auxiliar neste momento também”. 

A equipe técnica do PAM já foi comunicada da doação. Para Gabriela, este momento representa uma resposta da sociedade. “Não é uma luta só do poder público. A comunidade precisa se envolver com os cuidados. É necessário que além das ações concretas como esta, as pessoas também usem corretamente as máscaras, mantenham o distanciamento social e façam a assepsia das mãos com água e sabão ou álcool em gel”.

Envolvimento da comunidade

No ato da entrega, o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt enalteceram o empenho da comunidade empresarial de Toledo. “Nós falamos com o Rainer (Zielasko) e o Augusto (Sperotto) na noite de ontem e hoje já temos este retorno. Demonstra que a sociedade toledana entende a gravidade do momento que estamos passando”, disse Beto.

Beto lembrou que as unidades de terapia intensiva estão lotadas, os hospitais que cuidam dos pacientes estão tendo muita procura. “Esse dispositivo vai ajudar, dar sobrevida a pessoa que usa. A doação veio pela mão de um dos sócios da Fiasul, Rainer Zielasko, além disso agradecer também ao Augusto Sperotto”. Já Ademar agradeceu a iniciativa do jovem empresário Allan Güttges que já montou e distribuiu mais de 500 dispositivos. “Não é sua área de atuação, porém você se dedicou a esta causa e tem rendido frutos extraordinários. Obrigado pelo empenho”, destacou.

Para o empresário Rainer Zielasko, o momento pede união de toda a sociedade. “Venho de 18 dias de isolamento por causa do coronavírus. Há quase um ano nós doamos 5 dispositivos destes para o Bom Jesus. Tivemos o prazer de conhecer este menino de Marechal Cândido Rondon, em contato com ele ontem, prontamente nos atendeu e hoje já estamos aqui entregando”. Zielasko lembrou que a sociedade precisa entender que a luta contra o coronavírus não é um combate do poder público, nem da iniciativa privada, nem uma luta isolada. “É a união da comunidade, seguindo os protocolos para que a gente possa baixar esse índice de contaminados e voltar a ter uma vida normal. Eu sei o que é passar por isso, não é brincadeira”.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19
Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19
Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19
Fiasul doa equipamentos para auxiliar pacientes de Covid-19

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal