Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

10/02/2021

Covid-19: Toledo inicia vacinação em idosos com mais de 95 anos de idade

Covid-19: Toledo inicia vacinação em idosos com mais de 95 anos de idade

Quem passou pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth nesta quarta-feira (10) percebeu uma alteração no principal cartão postal de Toledo. Nas imediações da Casa do Tarzan algumas vias estão bloqueadas e tendas foram montadas para  idosos com mais de 95 anos de idade (nascidos até 10/02/1926) receberem, pelo sistema drive-thru (pela janela do carro, sem necessidade de desembarque), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 - a segunda será aplicada a partir de 8 de março.

Das 8h30 às 12h, doses do imunizante foram distribuídas a 27 pessoas, sendo que a mais longeva delas é Placidina Fontoura, de 105 anos. A primeira contemplada, que chegou ao local por volta das 8h30, foi Conceição Bento de Andrade, de 97 anos de idade. “Estou super feliz, pois estava preocupada com esta doença e esperei bastante para receber a vacina”, comenta. 

Na sexta e na próxima quarta-feira (12 e 17) poderão ser imunizados no Diva Paim Barth idosos com mais de 92 anos (nascidos até 12/02/1929) e os que têm mais de 90 (até 18/02/1931) poderão receber sua dose na próxima quinta e sexta-feira (18 e 19). “Existem cerca de 600 idosos nesta faixa etária em Toledo e esta divisão foi feita para evitar uma concentração, não permitindo que ficassem aguardando por muito tempo”, explica a responsável pela vacinação dos idosos em Toledo, Sonia Pessi. 

Embora a vacina já tenha chegado a integrantes da terceira idade assistidos por instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, celebra agora a imunização deste público de maneira mais ampla. “Sabemos que se trata de um grupo número e com um grau de vulnerabilidade à Covid-19 acima da média, com índices de letalidade muito maiores. O trabalho aqui realizado fará, em médio prazo, reduzir o número de internações hospitalares - incluindo aí a ocupação dos leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] - e, consequentemente, o número de óbitos”, analisa.

Drive-thru

Realizado em dias úteis das 8h30 às 16h30 (sem intervalo para almoço), o trabalho de vacinação no Diva Paim Barth divide-se em duas frentes. A primeira equipe realiza a triagem dos idosos, certificando que estão dentro da faixa etária, se trouxeram os documentos necessários (CPF, documento com foto e comprovante de residência) e se não apresentam alguma comorbidade que os impeçam de receber a dose. 

Aqueles que não tiverem como comprovar seu endereço, podem preencher uma declaração de residência que está disponível neste link. “Como a vacina está sendo distribuída aos municípios de acordo com sua população, Toledo poderá vacinar apenas os idosos residentes em seu território”, pontua Sonia

A segunda frente dedica-se à vacinação propriamente dita, aplicando a dose (idosos que chegarem a pé também estão sendo atendidos) e registrando o procedimento na carteira de vacinação e no sistema do Ministério da Saúde. “Preparamos uma estrutura especial cujo sucesso se deve ao empenho da nossa equipe e também ao apoio dado pelas secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, de Segurança e Trânsito e de Comunicação. Somos muito gratos ao empenho de todos”, agradece Gabriela.

Próximas etapas

Em relação à vacinação contra a Covid-19 a outros grupos prioritários, a secretária de Saúde informa que a ampliação da campanha de vacinação depende do envio de mais doses. “Estamos no aguardo de mais envios por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e à medida que estes forem acontecendo, vamos imunizar, conforme a disponibilidade, os idosos abaixo dos 90 anos, o que esperamos que aconteça ainda em fevereiro”, analisa Gabriela.

Cuidados

Embora raras, reações adversas leves, como dor de cabeça, dor no local da injeção e náuseas, podem acontecer após a aplicação da dose. Caso estas aconteçam, é necessário que o vacinado entre em contato com a unidade de saúde mais próxima. Caso o paciente passe a ter sintomas de síndrome gripal (dor de garganta, febre, tosse, coriza, entre outros), é preciso que o paciente procure as unidades-sentinelas nos bairros Panorama (de segunda a sexta, das 7h às 19h) e Cosmos (todos os dias, no mesmo horário).

Outros cuidados que as pessoas imunizadas precisam ter são os mesmos desde o início da pandemia: ficar em casa sempre que possível e só sair usando máscara do jeito certo, higienizar as mãos várias vezes ao dia, cobrir boca e nariz com lenço ou o braço ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações. Vale lembrar que a vacina impede o desenvolvimento da Covid-19, sobretudo nos estágios moderado e grave, mas não a disseminação do novo coronavírus, o que pode infectar pessoas que ainda não receberam sua dose. 

Vacinação em casa

Na quinta-feira (11) começarão a ser aplicadas doses em idosos com idade superior a 90 anos de idade que estão acamados e são acompanhados pelo  Programa de Assistência Domiciliar (PAD) ou por cuidadores particulares. “Os cuidadores de quem se encontra nesta faixa etária e não consegue sair de casa sequer na cadeira de rodas devem entrar em contato pelo (45) 3378-8369 para programar a visita do agente de saúde na residência destes”, observa Sonia.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Covid-19: Toledo inicia vacinação em idosos com mais de 95 anos de idade
Covid-19: Toledo inicia vacinação em idosos com mais de 95 anos de idade
Covid-19: Toledo inicia vacinação em idosos com mais de 95 anos de idade

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal