Toledo, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

09/02/2021

Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro

Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a porta de entrada das famílias com alguma vulnerabilidade econômica para acessarem os programas do Governo Federal. Em Toledo, aproximadamente 10 mil famílias estão cadastradas no CadÚnico, o que representa cerca de 26 mil pessoas. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou no início deste mês de fevereiro uma capacitação para entrevistadores do CadÚnico. O objetivo era instruir os servidores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) a realizar entrevistas do referido cadastro, visando assim auxiliar na redução da demanda reprimida nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): I, II, III e IV.

As entrevistas estão previstas para iniciar a partir do dia 17 de fevereiro. A meta definida pretende zerar a demanda do ano de 2020 em dois meses de ação conjunta entre os Serviços de Convivência e os CRAS. Os serviços já entraram em contato com as famílias solicitando a documentação necessária.

A secretária de Assistência Social, Solange dos Santos Fidelis, informou que atualmente a demanda reprimida desses territórios atinge o total de 2115 famílias à espera de entrevista. “Essa entrevista é necessária para acessar os programas e benefícios sociais”, salienta. 

Saúde e Assistência repactuam ações

Ainda este mês, gestores da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde estiveram reunidos para dialogar e repactuar instruções operacionais em conjunto. Foi discutido sobre os serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, e sobre o atendimento à população em situação de rua. 

Também foi dialogado sobre questões para indicativo de retorno de atividades presenciais de alguns serviços da Assistência Social. A reunião teve objetivo de atualizar fluxos e fortalecer o trabalho intersetorial. “Novos desafios apontam, que exigem estudo e construção de normativas para subsidiar a rede no atendimento diante da conjuntura de pandemia”, explicou a secretária Solange Fideliz.

A Secretaria de Assistência possui hoje três casas abrigo, sendo uma para atendimento de crianças de 0 a 6 anos; uma casa para crianças de 6 a 12; e outra casa para adolescentes. “Cada casa tem capacidade para até 20 crianças e adolescentes, atualmente temos 26 crianças e adolescentes acolhidos”.

“Quanto à questão de saúde, temos duas crianças com quadro que demanda cuidados integrais 24 horas por dia, em que há equipe de saúde para realizar os cuidados. Além de todo o acompanhamento que é acessado pelas crianças e adolescentes pela rede do SUS”, acrescentou a secretária. 

Intersetorialidade

A Secretaria de Assistência Social tem realizado diversas rodadas de diálogos com gestores e técnicos de outras pastas a fim de fortalecer a intersetorialidade e contribuir no desenvolvimento do planejamento para o ano de 2021. Além disto, também tem oferecido formação para a equipe de gestão, no sentido de preparar os profissionais para as demandas existentes e que auxiliem na compreensão da política pública da Assistência Social.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro
Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro
Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro
Entrevistas para aderir ao CadÚnico iniciam 17 de fevereiro

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal