Toledo, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

08/02/2021

Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal

Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal

O ano letivo 2021 na rede municipal de ensino de Toledo está oficialmente aberto. As aulas começam nesta terça-feira (9), mas ainda de forma remota. Em razão da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de adequar os estabelecimentos de ensino para esta nova realidade, Toledo optou pelo retorno ao ensino presencial em março, quando as turmas do 5º ano retomarão as aulas no sistema presencial, seguindo plano de contingência elaborado pela escola e aprovado pela comissão intersetorial. 

Caberá aos pais e responsáveis a decisão de encaminhar seus filhos para a aula a partir da assinatura de um termo de concordância. Gradativamente, esse processo se repetirá com estudantes das demais turmas das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) e será concluído até o fim do primeiro semestre.

Seguindo normas estabelecidas pelo Decreto Municipal 26/2021 e pela Deliberação 008/2020, do Conselho Municipal de Educação (CME), esse retorno só acontecerá mediante anuência das autoridades sanitárias. O desafio é enorme: a rede municipal de ensino possui 36 escolas municipais, onde trabalham cerca de 1.170 professores e 300 servidores do quadro geral, os quais atendem 11.600 estudantes (1.700 só no 5º ano, divididos em 70 turmas) das Séries Iniciais do Ensino Fundamental..

Abertura

A volta às aulas foi o tema central da abertura oficial do ano letivo 2021 realizada nesta segunda-feira (8) no Teatro Municipal de Toledo. Tradicional, o evento sempre tratou deste assunto, mas em 2021 os cuidados precisarão ser ainda maiores. 

Coordenadores e diretores da Secretaria de Educação (Smed), bem como gestores de escolas e centros de educação infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino participaram da abertura, que também foi transmitida pelo Facebook. A audiência remota, com demais profissionais da educação acompanhando a live diretamente dos estabelecimentos de ensino onde atuam, foi uma necessidade diante de um cenário em que a formação de aglomerações não é recomendada.

Os trabalhos foram iniciados com apresentações musicais de seis professores da Casa da Cultura: Viviane Ribeiro dos Santos (violino), Marcio Neves de Oliveira (teclado), Rafael Rodrigues (violão), Cristiano Frank (flauta transversal), Gianni Ambrosino (cajón) e Allysson Delegá (guitarra). Em seguida, houve a posse ou recondução de diretores de escolas e Cmeis - os gestores que concluíram seus mandatos receberam um certificado com menção honrosa pelos serviços prestados à educação toledana.

Recepcionadas pela secretária da Educação, Elisângela Batista, várias autoridades prestigiaram o encontro: o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara dos Vereadores, Leoclides Bisognin; o chefe do Núcleo Regional de Educação, José Carlos Guimarães; presidente do Conselho Municipal da Educação, Eliana de Fátima Buzin; presidente do Fórum Municipal da Educação, Leandro de Araújo Crestani. 

Compromisso com a educação

O compromisso com a educação por meio de ações em acordo com os novos tempos foi a tônica da fala das autoridades. “Países só se tornam desenvolvidos quando investem na qualidade de ensino. Ano passado, com a vida toda alterada pelo coronavírus, foi possível perceber a importância do trabalho dos professores e, por isso, é tão importante que se volte o quanto antes com as aulas em sala, sempre com segurança e responsabilidade”, avalia o presidente da Câmara dos Vereadores, Leoclides Bisognin.

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt comparou os profissionais da educação a um exército. “Os professores são soldados que lutam todos os dias por um povo, por um Brasil melhor. Se todos fazem parte desta tropa, essa batalha diária que esta categoria enfrenta só será vencida caso uns cuidem dos outros, medindo-se pelas qualidades, não pelos defeitos”, aconselha.

A secretária Elisângela Batista exaltou o papel da formação continuada dos professores para uma melhoria constante na qualidade de ensino. “Nossos alunos precisam ir além do senso comum e uma educação baseada no conhecimento científico tem o poder imensurável de transformação. Estamos num momento complicado, mas temos certeza que vamos conseguir. Peço para que estejam no comando, para que sejam sempre os melhores, como sempre foram”, salienta.

O prefeito Beto Lunitti falou nos projetos para a área previstos em seu plano de governo (Aluno Conectado, Teia dos Saberes, Escola Ativa  Professor Pesquisador) e pediu a colaboração de todos para sua implantação. “Todas estas ações só serão implantadas depois de ouvir a comunidade escolar e trazem em comum a nossa paixão pela educação humanizada. Queremos criar nos alunos o encantamento para que se interessem por buscarem o conhecimento, criando, assim, excelência no ensino e a motivação para que eles sigam por este caminho quando saírem da rede municipal”, destaca. “É algo pensado para o longo prazo, mas este desafio será superado desde que não se dê aos problemas um tamanho maior do que eles têm. Projetamos uma educação a serviço da vida, pois um Brasil melhor para todos os brasileiros passa pelas nossas escolas”, frisa.

Palestra

O grande momento do evento foi a formação continuada ministrada pela professora Dra. Martha Chaves. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp/Araraquara), a palestrante é atualmente professora associada ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil.

Em sua fala, que se estendeu pelos períodos matutino e vespertino, Martha compartilhou sua experiência e seu conhecimento em História da Educação, formação docente, teoria histórico-cultural, literatura infantil, arte e intervenções pedagógicas à disposição da plateia presencial e online. “Em tempos de pandemia, protocolos, hierarquia, disciplina são fundamentais, valores que materializam a transformação, a humanidade, o encantamento e a defesa que necessitamos fazer pela educação”, observa.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal
Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal
Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal
Volta às aulas: Toledo inicia oficialmente o ano letivo 2021 na rede municipal

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal