Toledo, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

08/02/2021

Coleta seletiva em Toledo chega a 100% da área urbana

Coleta seletiva em Toledo chega a 100% da área urbana

Pela primeira vez em seus 68 anos de história, Toledo terá coleta seletiva em toda sua área urbana. A partir desta segunda-feira (8), os caminhões que realizam este serviço percorrerão todos os bairros da cidade, ampliando o compromisso do município com a sustentabilidade por meio da preservação dos recursos naturais.

Essa transformação só foi possível graças ao contrato firmado recentemente entre a prefeitura e Costa Oeste Serviços de Limpeza, a partir do qual será possível atender também os bairros São Francisco, Europa/América e Tocantins, além de parte do Centro e da Grande Pioneiro - dessa forma, a cobertura do serviço passa de 52,6% para 100% da área urbana. “Essa ampliação se deve à inclusão de mais um veículo e a contratação, pela prestadora de serviço, de membros da associação e da cooperativa de agentes coletores de materiais recicláveis, para os quais foram oferecidos carteira assinada e uma renda ainda maior”, explica o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Maicon Bruno Stuani.

Os ganhos econômicos da ampliação da coleta seletiva também beneficiarão a administração pública e a população de Toledo como um todo, uma vez que toneladas de materiais recicláveis que eram misturados aos resíduos orgânicos agora passarão por triagem e poderão ser reutilizados. “Nessa nova fase será menos ‘dinheiro enterrado’, que não gera renda para ninguém. À medida que este serviço avança, menos lixo vai para o nosso aterro sanitário e a vida útil deste aumenta, economizando recursos públicos e naturais, e gerando renda e qualidade de vida”, destaca o secretário.

Com toda a área urbana de Toledo atendida, estima-se que a coleta seletiva recolha em torno de 200 toneladas/mês (em torno de 70 nos amarelinhos e 130 no porta a porta), um crescimento aproximado de 25% em relação ao total registrado em 2020. “Boa parte dos moradores é proativa, tem esta cultura de separar o reciclável. Porém, com as falhas que ocorreram em alguns momentos, quando o reciclável era colocado em frente de casa e não era recolhido, algumas pessoas se sentiram desencorajadas a fazerem isso. Agora, certamente, elas terão mais motivação e satisfação de colaborarem, pois haverá a certeza de que o serviço será prestado”, salienta.

Antes e depois

A Costa Oeste ficará responsável pela coleta do material reciclável acondicionado nos “amarelinhos” (região central), nas estações ecológicas (distritos, Paço Municipal, Parque do Povo e Parque Diva Paim Barth) e nas residências atendidas pelo “porta a porta”. Estes resíduos serão transportados em quatro caminhões conduzidos por cinco motoristas (antes eram três veículos e três condutores), serviço que contará com o apoio de 15 coletores (sete a mais do que anteriormente) - de dia, no “porta a porta”, trabalharão quatro motoristas e 13 coletores; à noite, um motorista e dois coletores realizarão a tarefa de recolher o conteúdo dos “amarelinhos”. 

Em Toledo, a preservação dos recursos naturais por meio da reciclagem contará ainda com o apoio de mais um caminhão e um motorista. A estes caberá a missão de coletar resíduos volumosos (móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, entre outros).

Educação Ambiental

Esta conscientização já presente nas gerações atuais também será estendida às próximas. “Com o retorno gradual das aulas presenciais no pós-pandemia, queremos desenvolver nas escolas da rede municipal de ensino um trabalho de educação ambiental, incluindo este assunto na matriz curricular. Sustentabilidade é a palavra-chave para termos um futuro com mais bem-estar, o que não é possível em um mundo onde os ecossistemas estão em desequilíbrio”, pontua Maicon.

Cronograma

Confira os bairros por onde os caminhões da coleta seletiva passarão em cada dia da semana:

Segunda-feira: Região dos bairros Coopagro, Concórdia, Pancera, Independência e Centro* (entre as avenidas Maripá e Parigot de Souza).

Terça-feira: Região dos bairros Gisela, Pioneiro**, Becker e Centro* (entre a avenida Maripá e o Rio Toledo).

Quarta-feira: Região dos bairros Porto Alegre, Santa Maria, Panorama e São Francisco*.

Quinta-feira: Região dos bairros Parizotto, Bressan, La Salle, Industrial e Tocantins*.

Sexta-feira: Região do Europa/América* e estações ecológicas (Paço Municipal, Parque do Povo, Parque Diva Paim Barth), e distritos de Novo Sobradinho, Novo Sarandi, São Luiz do Oeste, Bom Princípio do Oeste, Boa Vista, Ouro Preto, Cerro da Lola, Dez de Maio, Vila Ipiranga, Vila Nova, Dois Irmãos e Concórdia do Oeste.

* Bairros que não eram atendidos anteriormente.

** Inclui agora o Boa Esperança.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Coleta seletiva em Toledo chega a 100% da área urbana
Coleta seletiva em Toledo chega a 100% da área urbana

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal