Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

03/02/2021

Administração regulamenta utilização de espaços públicos para práticas esportivas

Administração regulamenta utilização de espaços públicos para práticas esportivas

A administração municipal publicou, nesta terça-feira (02), os decretos 27, 28 e 29/2021 dando permissão de uso de espaços públicos para práticas desportivas. As modalidades contempladas são o triatlo, remo e stand up padle (SUP) e arrancada. Além da autorização de uso, as publicações também definem como poderão ser utilizados os locais. A regulamentação faz parte de um conjunto de ações promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) com o objetivo de incentivar as modalidades.

Para os praticantes de stand up padle (SUP) e remo ficam liberados os lagos dos Parques do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, Ecológico Diva Paim Barth e dos Pioneiros. Poderão utilizar os espaços munícipes ou não munícipes, desde que maiores de idade e aptos  fisicamente. “Teremos um termo para os interessados em fazer uso dos lagos. Este documento será assinado para dar ciência também quais são os compromissos para os praticantes”, comentou a secretária da SMEL, Marli Gonçalves Costa. 

Caso a pessoa interessada não tenha 18 anos, ela poderá participar desde tenha o consentimento de um responsável legal. Os cadastrados receberão uma carteirinha de identificação de praticante. Marli reforçou que os interessados são orientados, pelo decreto, sobre as questões de segurança durante a utilização. “É uma modalidade praticada na água, portanto quem utilizar deve estar ciente dos riscos e da necessidade de equipamentos de segurança, além de possuir os conhecimentos básicos de natação”.

Outra modalidade que poderá ser praticada utilizando o lago do Parque do Povo é o triatlo. Marli explicou que os triatletas deverão também assinar o termo de responsabilidade para fazer a parte aquática do treinamento, seguindo regras parecidas com as impostas ao pessoal das modalidades de remo. Segundo Marli Costa, quando o programa Trilha do Remo foi implantado, em 2014, aproximadamente 40 pessoas fizeram seus cadastros. “Em relação ao triatlo, ainda não temos um número definido. Entretanto, acreditamos que haverá uma demanda, pois temos vários praticantes”, disse.

Os locais estarão liberados para uso dos cadastrados das 6h às 19h. A fiscalização ficará por conta das Secretarias do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, de Segurança e Trânsito e de Esportes e Lazer. Durante a abordagem dos agentes é obrigatório o porte da carteirinha emitida pela SMEL, sendo que a não apresentação poderá acarretar no impedimento da prática. A identificação fornecida pela SMEL terá validade até dezembro de 2024.

Documentos necessários para o cadastro

Fotocópia de RG e CPF;

Fotocópia de comprovante de endereço atualizado;

2 fotos 3x4;

Assinatura, com firma reconhecida, de Termo de Responsabilidade e Compromisso emitido pela  SMEL.

Pista de Arrancada

Outro decreto publicado nesta terça-feira (02) é o que concede à Associação de Pilotos de Arrancada de Toledo (APAT) o uso da pista de arrancada do Autódromo Rafael Sperafico. O documento permite, sem caráter de exclusividade, a utilização das demais estruturas à disposição no local para a realização de treinamentos de pilotos, competições, festivais e demais eventos relacionados à modalidade.

Segundo Marli, a estrutura da pista vai ser bastante utilizada neste ano. Toledo sediará quatro etapas do Campeonato Paranaense da modalidade. As disputas ocorrem em fevereiro (27 e 28), abril (10 e 11), agosto (14 e 15) e novembro (6 e 7). “A SMEL vai ser parceira destes eventos e ficamos felizes em estar alinhados com a APAT. Nossa meta, enquanto gestores públicos do esporte em Toledo, é desenvolver as mais variadas vertentes, promovendo espaço para todas as modalidades”, concluiu.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Administração regulamenta utilização de espaços públicos para práticas esportivas
Administração regulamenta utilização de espaços públicos para práticas esportivas

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal