Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

02/02/2021

Parceria com Sanepar garantirá rede de esgoto no Loteamento Schneider

Parceria com Sanepar garantirá rede de esgoto no Loteamento Schneider

O novo marco legal de saneamento básico, estabelecido com a aprovação da Lei 14.026/2020 pelo Senado Federal no ano passado, garante o direito a todo cidadão brasileiro do fornecimento de água limpa e potável, além do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Neste sentido, a equipe da gerência regional da Sanepar foi convidada para realizar uma apresentação sobre a previsão de investimentos com rede coletora de esgotos nos Bairros Jardim Panorama e São Francisco em Toledo. 

Participaram da reunião, realizada nesta segunda-feira (01), o prefeito Beto Lunitti; o vice Ademar Lineu Dorfschmidt; o vereador Gilson Franscisco; o gerente regional da Sanepar, Eduardo Arrosi; a gerente geral - Sudoeste, Rita Canana; o gerente comercial, Ativo Beier; e o coordenador de Planejamento da Sanepar, João Carlos Lopes.

Na ocasião foi apresentada uma solução para o Loteamento Schneider, que faz parte dessa região e tem uma situação grave com as fossas sépticas. Segundo o Gerente Regional da Sanepar, essa é uma região da cidade que a laje é bem próxima ao nível do solo, então elas enchem com facilidade. “Nos procuraram e pediram para antecipar as obras neste loteamento. Como será necessário passar por uma área de terceiros precisamos da ajuda da prefeitura para legalizar a área e nos autorizarem a fazer a execução da rede”, explicou Arrosi. 

Serão executados 760 metros lineares de rede coletora. Com isso será possível atender aproximadamente 500 residências daquela região. “Essa é uma grande notícia, uma luta que a comunidade cobra há anos. A conversa com a gerência regional da Sanepar foi produtiva e vamos intermediar o diálogo com os proprietários dos terrenos para solucionar este problema o mais rápido possível”, afirmou o prefeito Beto Lunitti. 

“Começamos essa luta há anos e hoje, juntos, conseguimos efetivar, em parceria com a Sanepar, o sistema de saneamento básico da região do Panorama e Loteamento Schneider. Uma grande conquista para mais de 500 famílias”, comemorou o vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt. 

A galeria “seca” já existe no loteamento, com o desembaraço da documentação e liberação da área, a previsão é que as obras sejam iniciadas no início do mês de março e sejam concluídas em seis meses. 

Saneamento no Brasil

Segundo o Instituto Trata Brasil - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formada desde 2007 por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país - 48% da população brasileira não possui coleta de esgoto e 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada. 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Parceria com Sanepar garantirá rede de esgoto no Loteamento Schneider
Parceria com Sanepar garantirá rede de esgoto no Loteamento Schneider

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal