Toledo, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

02/02/2021

Comitiva faz visita aos terrenos para Centro de Atendimento das PCD's

Comitiva faz visita aos terrenos para Centro de Atendimento das PCD's

Mesmo com muita chuva, no domingo (31) uma comitiva formada pelos representantes da Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas e do Movimento Re-Criare Down visitou duas áreas pertencentes ao município. A intenção do Governo Municipal, representado pelo prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt, era apresentar os locais para a instalação de um centro especial para pessoas com deficiência (PCD’s). Os terrenos vistoriados estão localizados no Loteamento Schneider e na região do Jardim Gisela e a demanda mais urgente para as entidades é a construção do Centro de Equoterapia.

A intenção é criar um espaço - que durante as discussões está sendo chamado de ‘Centro Especial para Pessoas Especiais’ - para atender as PCD’s de todas as faixas etárias. Segundo a representante do Movimento Re-Criare Down, Iria Scharwzbold, a área no Loteamento Schneider tem uma metragem maior e, em uma conversa prévia com integrantes da comitiva, seria ideal. “Temos várias demandas relacionadas às estruturas para atendimento, por isso o terreno maior, mesmo que não sendo totalmente edificado no início, é melhor”. 

Iria acrescentou que o desejo é ter, além da equoterapia, a construção do módulo para as fisioterapia, terapia ocupacional e a casa abrigo para os idosos com deficiências. “Uma das grandes preocupações de pais e familiares de PCD’s é o cuidado quando eles não estiverem mais presentes. Isso aflige muito”. Iria ainda completou que um espaço único facilita para quem é cuidador acessar os atendimentos. 

O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt acompanhou a visita e afirmou que os dois locais possuem características interessantes. “No Gisela, apesar de mais centralizado, a metragem do terreno pode comprometer a implantação do conjunto de estruturas que iremos incluir no planejamento para o Centro. Já o do Loteamento Schneider - região do São Francisco - comportaria tudo que os familiares nos apresentaram como demanda e poderemos trabalhar realizando a instalação de forma modular”, disse o vice Ademar Dorfschmidt. 

Começar com a equoterapia é o primeiro passo, porém as famílias sonham com outros aparelhos. O prefeito Beto Lunitti afirmou que os diversos equipamentos sonhados não chegarão todos de uma vez, porém é preciso começar. “Talvez seja trabalho para vários anos, para além de uma gestão. Temos a vontade de fazer e vamos iniciar”. Lunitti disse ainda que nos próximos dias será realizado um encontro envolvendo, além dos representantes da Associação dos Autistas e do Re-Criare Down, outras entidades que representam as PCD’s. “Tudo vai ser analisado. Foi acertado que faremos uma conversa ampliada para posicionar também outros grupos que têm o mesmo objetivo”.

Para a presidente da Associação dos Amigos e Familiares dos Autistas, Danúbia Portolan, a demanda pelo Centro de Equoterapia é antiga e contribui para as questões relacionadas ao equilíbrio e à socialização das PCD’s. “São 11 anos de luta para poder contar com esse benefício para nossas crianças. Os autistas e demais PCD’s evoluem muito bem quando contam com este tratamento”. Além disso, a possibilidade de, futuramente, instalar com outras estruturas agradou a comitiva. “É o começo de um sonho. Vamos trabalhar muito junto com a administração para concretizar”, concluiu.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Comitiva faz visita aos terrenos para Centro de Atendimento das PCD's
Comitiva faz visita aos terrenos para Centro de Atendimento das PCD's
Comitiva faz visita aos terrenos para Centro de Atendimento das PCD's

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal