Toledo, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

19/01/2021

Secretaria de Saúde de Toledo reforça insumos para imunização

Secretaria de Saúde de Toledo reforça insumos para imunização

O anúncio da chegada da vacina para a COVID-19 nesta semana no Paraná colocou as Secretarias de Saúde da 20ª Regional de Saúde em alerta. Nesta segunda-feira (18), gestores e gestoras, além dos chefes dos executivos municipais, foram convidados para participar do repasse de insumos para a vacinação. Materiais como seringas, aventais e máscaras serão entregues. A previsão é que ainda esta semana seja iniciada a vacinação.

Toledo recebeu por intermédio da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) 6.400 seringas. Além disso, o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) já possui mais de 100 mil seringas e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para todos os vacinadores. “É suficiente para vacinarmos quase toda nossa população se as doses chegassem todas de uma vez”, afirmou a secretária de Saúde de Toledo, Dra. Gabriela Kucharski.

Para o prefeito Beto Lunitti a chegada dos insumos representa a luz no fim do túnel. “Temos um alento. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Saúde, encaminhou alguns materiais para iniciarmos a vacinação. Somados ao que já possuímos, temos a tranquilidade de dizer que estamos prontos para este momento”, disse o prefeito toledano. “Já estamos elaborando também o Plano Municipal, amparado pelas diretrizes do Ministério da Saúde. A vacina para nós representa o começo do fim da pandemia”, reforçou.

O chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, salientou que até o momento a saúde travava uma luta sem armas. “Estamos aguardando ansiosos por esta ferramenta”. Locatelli também pediu empenho da imprensa para auxiliar na divulgação e dar credibilidade às informações sobre a imunização e o benefício da vacina. “Estão desacreditando quem trabalha na saúde”.

Ações

Na sexta-feira (15), servidores dos departamentos de Atenção Básica, Gestão em Saúde e da Vigilância Epidemiológica, juntamente com o infectologista José Eduardo Panini, estiveram reunidos para traçar um plano de ação, verificar estoque de agulhas e seringas e também organizar os vacinadores. “Toledo está pronto para realizar a vacinação. Desde a semana passada nós estávamos organizando um plano para este momento”, disse a secretária de Saúde de Toledo Dra. Gabriela Kucharski.

Gabriela lembrou que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação, irá promover diversas ações de divulgação, principalmente em redes sociais, para acelerar a chegada da informação às pessoas, também com o intuito de desmistificar alguns mitos que foram criados em relação à imunização. “A população precisa entender que é importante vacinar, que se imunizar é seguro”.

Os primeiros a receberem a imunização serão os trabalhadores da saúde com alto risco de exposição ao coronavírus. Fazem parte da relação os recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no Pronto Atendimento Municipal (PAM), unidades de terapia intensiva (UTI’s) para COVID-19 e locais de atendimento exclusivo de pacientes sintomáticos em Toledo. Gabriela reforçou que ainda na sexta-feira (15) as instituições de saúde foram oficiadas para encaminhar a lista de trabalhadores que serão incluídos entre os primeiros vacinados. 

Também serão vacinadas aproximadamente 140 pessoas entre profissionais e internos de instituições de longa permanência para idosos (casas de acolhimento e lares para idosos).

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Secretaria de Saúde de Toledo reforça insumos para imunização
Secretaria de Saúde de Toledo reforça insumos para imunização
Secretaria de Saúde de Toledo reforça insumos para imunização

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal