Toledo, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

12/01/2021

Toledo planeja retorno às aulas de forma híbrida na rede municipal de ensino

Toledo planeja retorno às aulas de forma híbrida na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Toledo já iniciou os preparativos para o retorno às aulas. Diante de um cenário de pandemia, estuda meios para que isso aconteça em 9 de fevereiro, data inicialmente prevista pelo calendário escolar para o início do ano letivo de 2021.

A princípio, as aulas serão ministradas ainda de forma remota, mas a equipe pedagógica da secretaria estuda meios de implantar o ensino híbrido - 50% das turmas assistindo presencialmente às aulas e o restante fazendo isso remotamente, diretamente de suas casas - tão logo a situação epidemiológica da Covid-19 o permitir. Este processo será precedido de uma ampla adequação de espaços nas 36 escolas e nos 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis) da rede municipal de ensino, onde mais de 14 mil estão matriculadas.

Para viabilizar estas adequações, a secretária da Educação, Elisângela Batista, observa que a equipe da pasta está trabalhando em duas frentes. “Ao mesmo tempo em que estamos providenciando anteparos e equipamentos de proteção individual, há um intenso diálogo com o Departamento de Informática a fim de colocar todos os estabelecimentos em condições de transmitir as aulas de todas as salas com boa qualidade de conexão. Para algumas escolas está sendo estudada a possibilidade de aquisição de tablets para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Enfim, estão sendo adotadas medidas para permitir que os dois grupos, o remoto e o presencial, possam aprender em condições de igualdade”, observa a secretária. 

Elisângela assegura que a volta às aulas em condições normais só ocorrerá quando houver segurança sanitária. “A comissão intersetorial com técnicos das áreas de saúde e educação têm debatido os protocolos que serão adotados em cada situação da rotina escolar e há o entendimento de que é possível implantar o ensino híbrido ainda no primeiro semestre e, com a melhora dos dados epidemiológicos da pandemia, já se cogita que as aulas sejam 100% presenciais a partir do segundo semestre deste ano”, relata. “Esse longo período de aulas sem contato direto entre alunos e professores está fazendo mal a todas as partes envolvidas. Por isso, será empregado todo o esforço necessário para que haja esse retorno, pois, tomando todos os cuidados necessários, nossas escolas e Cmeis serão lugares mais seguros para nossos estudantes do que a casa de muitos deles que se encontram em situação de vulnerabilidade”, analisa.

Para preparar o corpo docente para esta nova fase, a Secretaria Municipal de Educação também planeja a realização de um encontro pedagógico (falta definir se presencial ou remoto) antes do início do ano letivo de 2021. “O ensino remoto não é novidade, mas o híbrido vai exigir ainda mais conhecimento sobre tecnologia por parte dos professores. São desafios jamais imaginados, mas que temos certeza de que vamos superá-los e, a partir disso, também daremos início ao Aluno Conectado, programa que conta no plano de governo e que será implantado nos próximos meses”, anuncia Elisângela.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Toledo planeja retorno às aulas de forma híbrida na rede municipal de ensino
Toledo planeja retorno às aulas de forma híbrida na rede municipal de ensino
Toledo planeja retorno às aulas de forma híbrida na rede municipal de ensino

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal