Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

12/01/2021

Prefeitura de Toledo e CRF promovem encontro e buscam soluções para dispensação da Ivermectina

Prefeitura de Toledo e CRF promovem encontro e buscam soluções para dispensação da Ivermectina

A suspensão da distribuição da Ivermectina como tratamento profilático para COVID 19 em Toledo foi pauta de uma reunião entre representantes do Governo Municipal, do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) e dos farmacêuticos da Secretaria de Saúde. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura nesta segunda-feira (11). O intuito era esclarecer à população sobre os motivos para o cancelamento da distribuição do medicamento. 

A presidente do CRF-PR, Mirian Ramos Fiorentin, explicou que a entidade foi procurada pelos farmacêuticos do município, pois havia dúvidas de como proceder a dispensação de um medicamento com tarja vermelha, já que ele exige a prescrição médica, seja no setor público ou privado. “Foi este esclarecimento que trouxemos ao prefeito e sua equipe. Em nenhum momento a intenção foi criar algum tipo de confusão ou interferir nas decisões do governo, já que cada gestão tem sua visão de como conduzir as questões sanitárias do seu município. Estamos apresentando algumas questões técnicas para que não haja uma responsabilização dos profissionais”.

Segundo o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, havia um planejamento para dispensar o remédio a partir desta segunda-feira (11). A decisão em fazer a entrega dos medicamentos atende um desejo de parte da população, porém em virtude do documento apresentado pela categoria, apontando os motivos e embasamento legal, optou-se pelo adiamento. “Nós compreendemos o que o CRF nos trouxe, são demandas legítimas, e nós como governo municipal vamos pensar alternativas para a população alcançar o remédio”.

Sobre a Ivermectina, Beto reforçou que apesar de algumas correntes científicas afirmarem que o remédio é ineficaz na prevenção da COVID 19, profissionais conceituados em nosso município defendem sua utilização. “Temos médicos bastante respeitados pela nossa população que defendem o tratamento profilático com Ivermectina, por isso acreditamos que a população deva optar por usar ou não”. Beto afirmou que a reunião também serviu para retomar algumas discussões em relação à assistência farmacêutica. “Vamos rever algumas questões e construir protocolos para que os profissionais possam ter mais autonomia em algumas situações, dando celeridade ao atendimento”, disse. 

O prefeito toledano acrescentou ainda a necessidade de manter-se atento aos cuidados como o uso de máscara, de álcool em gel, da assepsia e do distanciamento social. “Neste momento é o que temos de mais concreto e assertivo. Esperamos que em breve a nossa população tenha acesso também a uma vacina contra o Corona Vírus”. 

Para a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, cabe agora ao município criar uma alternativa. “Vamos estruturar um formato e ao tempo certo iremos anunciar à população, por meio da imprensa oficial e também dos veículos de comunicação”. Gabriela ainda disse que, mais do que isso, a reunião rendeu uma aproximação com o CRF e com os servidores municipais da área. “Vamos juntos agora criar protocolos para que os farmacêuticos tenham sua atuação mais abrangente, dentro do que é legal”, concluiu.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Prefeitura de Toledo e CRF promovem encontro e buscam soluções para dispensação da Ivermectina
Prefeitura de Toledo e CRF promovem encontro e buscam soluções para dispensação da Ivermectina

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal