Toledo, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

28/12/2020

Prefeitura de Toledo e Sicredi Progresso firmam acordo de permuta de áreas

Prefeitura de Toledo e Sicredi Progresso firmam acordo de permuta de áreas

Foi sancionada, na manhã da última quarta-feira (23), pelo prefeito Lucio de Marchi, a Lei Ordinária “R” nº 92/2020, que “procede à desafetação e autoriza a permuta de imóvel integrante do patrimônio público municipal e à afetação do bem a ser recebido pelo Município de Toledo”. O ato, que contou com a presença de representantes da Sicredi Progresso, torna legal as intenções da cooperativa de crédito instalar uma agência voltada para clientes produtores rurais em área com 3.000 metros quadrados pertencente ao município na região da Grande Coopagro, dentro do Centro Agropecuário de Serviços e Negócios José Paludo, criado em 2019 com a intenção de reunir num só lugar todos os órgãos que oferecerem serviços aos agricultores e pecuaristas.

Em troca, a Sicredi Progresso cederá, após executar as reformas necessárias (substituição de telhado, piso e forro, pintura completa, revisão de instalações elétricas e hidráulicas, entre outras), as instalações de um imóvel de sua propriedade que será utilizado pelo município com o nome de Centro Esportivo e Comunitário João da Silva Pedro (Vaquinha). Em breve, num prazo estimado de três meses, estará à disposição da comunidade uma área de 14.495,01 metros quadrados na qual estão construídas uma casa/lavanderia 132,33 metros quadrados, um alojamento térreo de 578,50 metros quadrados e um alojamento superior de 444,50 metros quadrados - um total de 1.155,33 metros quadrados de área construída que se destinará tanto para o alojamento de atletas que disputam competições oficiais em Toledo quanto para o uso em atividades sociais e desportivas pelos moradores que residem nas imediações (Residencial das Orquídeas, Redenção, Santo Ângelo, Flora Galante e Fiasul).

A assinatura da lei foi realizada na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e foi acompanhada por representantes da administração municipal e da instituição financeira. “Esta permuta traz benefícios para ambas as partes e só foi possível mediante anuência do Ministério Público e da Câmara de Vereadores, que aprovou este projeto por unanimidade. É, portanto, uma alternativa legal para resolver as demandas que a prefeitura tem nas áreas esportiva e comunitária e também para o Sicredi estar perto de seu público-alvo”, avalia o secretário de Planejamento Estratégico, Norisvaldo Penteado de Souza.

O secretário de Esporte e Lazer, André Alcará, celebra a assinatura da lei que representa um grande avanço para o setor. “Por ter praças esportivas em quantidade e com a qualidade necessária, Toledo atrai a realização de grandes competições, como os Jogos Abertos do Paraná. Em ocasiões assim, os atletas, técnicos e árbitros ficam alojados em escolas e colégios, situação que vai mudar a partir do momento em que o Centro Esportivo e Comunitário João da Silva Pedro estiver pronto. Esta realização só faz aumentar o potencial esportivo de nosso município”, salienta.

O presidente da Sicredi Progresso, Círio Kunzler, destaca que a instalação de uma nova agência marca o início de uma nova fase para a instituição financeira. “Estamos felizes por esta conquista vir ainda neste ano, às vésperas de completarmos 40 anos com 40 mil associados de Toledo e região na carteira, administrando R$ 1,3 bilhão. Esta agência específica para os clientes do agronegócio proporcionará a eles um espaço amplo, com mais facilidade para estacionar e perto de outros órgãos dos quais eles dependem”.

Círio aproveitou o momento para fazer um anúncio em primeira mão. “Nosso planejamento para 2021 está fantástico: além das sete agências que já funcionam em Toledo, vamos abrir outras quatro, no Panorama, no Porto Alegre, no Biopark e esta específica para os clientes do agronegócio, no Coopagro, que não deixará de ter a unidade que ali está instalada”, explica. “Criada em agosto de 1981, a Sicredi Progresso sempre trabalhou para que as riquezas aqui produzidas permaneçam no município, circulando e ajudando quem precisa de crédito barato, além de, mais recentemente, passarmos a desenvolver um trabalho social interessante, por meio do ensino de educação financeira em algumas escolas da nossa área de abrangência”, detalha.

O prefeito Lucio de Marchi enalteceu o papel desempenhado pela Sicredi Progresso e de todos os envolvidos no acordo concretizado a partir da lei sancionada por ele. “Agradecemos a todos que se envolveram neste projeto que levou em conta os valores do associativismo e calhou que isso acontecesse justo no bairro que serviu de berço para este modelo de negócios que tão bem tem feito à economia de Toledo e do Oeste do Paraná”, analisa. “Fico ainda mais feliz porque este espaço terá o nome do nosso saudoso Vaquinha, um grande atleta que fazia a alegria da torcida quando entrava em campo, mas que também transmitia alegria por onde passava. Nunca o vi triste e tenho certeza que estamos honrando o nome dele com esta homenagem”, destaca.

Mayeron Marcelo da Silva Pedro (Mairo), um dos dois filhos de Vaquinha, que faleceu em 1º de setembro deste ano em virtude de câncer, estava presente ao evento e agradeceu o tributo prestado ao pai na forma do Decreto 1.014/2020, publicado na edição extraordinária de hoje do Órgão Oficial de Toledo. “Ele sempre se dedicou muito ao esporte e esta homenagem deixa a mim e toda nossa família muito feliz”, relata. 

 

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

Prefeitura de Toledo e Sicredi Progresso firmam acordo de permuta de áreas
Prefeitura de Toledo e Sicredi Progresso firmam acordo de permuta de áreas

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal