Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

26/11/2020 | Concebido por Goioerê

Tecpar informa sobre prazo para participação em revista científica

Tecpar informa sobre prazo para participação em revista científica

Pesquisadores interessados em publicar seus artigos na edição comemorativa da revista científica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) têm até o dia 18 de dezembro para submeter seus trabalhos. Em 2021, o periódico intitulado Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT) completa 75 anos ininterruptos. 

A edição comemorativa da revista receberá trabalhos científicos nas áreas de agricultura, agronegócio e biotecnologia; saúde humana e animal; biologia e ciências aplicadas; ciência e tecnologia de alimentos; ciências ambientais; engenharias e tecnologia.

As instruções para os autores e também o modelo (template) para formatação podem ser acessados AQUI

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que a edição especial da BABT vai prestigiar trabalhos de pesquisadores do instituto e de universidades estaduais paranaenses, ampliando a visibilidade da produção científica do Estado em uma das revistas de maior expressão no cenário nacional.  

“Ao estimular difusão do conhecimento por meio da BABT, o Tecpar mantém sua vocação histórica como referência em pesquisa e inovação, e também possibilita que este conhecimento seja acessível à população, já que a revista é aberta e no formato digital”, afirma Jorge Callado.

SELEÇÃO – Desde 2001, a BABT está disponível em formato eletrônico na Scientific Electronic Library Online (SciELO), biblioteca digital de artigos científicos com acesso aberto. Por ano, a revista recebe, em média, 800 artigos, dos quais são publicados cerca de 15%.

“A credibilidade conquistada pela BABT junto à comunidade científica se deve à criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível. Os trabalhos são selecionados e avaliados pelo conselho editorial da revista, composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com reconhecimento da comunidade científica”, explica a gerente do Centro de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar, Lívia Nogueira dos Santos.

A publicação é apoiada por importantes instituições ligadas à produção científica, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária.

HISTÓRIA – Em 1946, o professor doutor Marcos Augusto Enrietti, fundador do Tecpar, idealizou a criação de uma publicação para divulgar os avanços científicos e tecnológicos realizados pelo grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas — instituição precursora do Tecpar. A iniciativa deu origem à revista Arquivos de Biologia e Tecnologia.

Em 1999, a publicação passou a se chamar Brazilian Archives of Biologyand Technology (BABT), iniciando a publicação de trabalhos em língua inglesa. Atualmente, também está entre as revistas brasileiras que têm fator de impacto auditado pelo Journal of Citation Report (JCR) da Clarivate Analytics, que seleciona os periódicos mais expressivos em determinadas áreas do conhecimento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal