Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

20/11/2020

Protocolo para controle biológico de pernilongos será implantado em Toledo

Protocolo para controle biológico de pernilongos será implantado em Toledo

A Prefeitura de Toledo, por meio das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, informa que está tomando as providências necessárias para amenizar o problema causado pelo excesso de pernilongos registrado na região dos bairros Industrial e Gisela. Em reunião realizada na tarde de quarta-feira (18) com representantes do Ministério Público e do Instituto Água e Terra (IAT), o governo municipal comprometeu-se a apresentar até segunda-feira (23) ao órgão ambiental um plano de trabalho para o controle biológico destes insetos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi,  a ideia é criar um protocolo a ser seguido em situações semelhantes no futuro. “Neste caso identificamos um problema em pontos na Sanga Panambi e no Córrego Marreco, onde, por conta do estresse hídrico causado pela falta de chuvas, formaram-se muitos criadouros de pernilongos. Com a chuva que caiu no meio da semana, boa parte deles foi levado pelas águas, o que fez esse problema diminuir. Com o plano de trabalho aprovado pelo IAT, poderemos implementá-lo sempre que for necessário, evitando até futuros problemas com outros tipos de mosquito, como o Aedes aegypti”, pontua.

Mosconi explica que este controle biológico será realizado por meio de um produto que não causa danos ambientais a ser colocado em sangas e córregos onde haja um excesso da população de insetos. “Uma empresa da cidade se comprometeu a nos doar uma parte deste insumo e o restante será adquirido por meio de registro de preços”, anuncia. “É bom salientar que o ‘fumacê’, utilizado para o combate ao Aedes aegypti, não é eficaz contra pernilongos. Ainda que fosse, o Ministério da Saúde proíbe este tipo de uso, permitido só em caso de epidemia de dengue, doença que, felizmente, não apresentou nenhum caso no município desde o início do novo ano epidemiológico, iniciado entre o fim de julho e o começo de agosto”, salienta.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal