Toledo, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

09/11/2020

Após 2º "Dia D", Toledo mantém campanha de vacinação contra a poliomielite

Após 2º "Dia D", Toledo mantém campanha de vacinação contra a poliomielite

Imunização segue até que meta (atualmente em 84,73%) atinja 95% ou estoques de doses, que estão sendo aplicadas em 16 unidades de saúde, se encerre.

A exemplo de vários municípios brasileiros, Toledo realizou neste sábado (7) a segunda edição do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Na ocasião, 16 unidades de saúde do município aplicaram 197 doses que previnem esta doença contagiosa causada pelo poliovírus e que provoca em crianças paralisia dos membros (geralmente os inferiores), o que fez a cobertura vacinal para 84,73%, um total de 5.680 da meta de imunizar 6.704 crianças com idade entre 1 e 4 anos.

Seguindo orientações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Toledo manterá as ações da campanha até que a meta atinja a marca de 95% ou enquanto durarem os estoques do imunizante. “Nesta questão temos um fator complicador, pois os frascos da vacina estão em invólucros com 25 unidades. Quando o abrimos, temos que usar todas em cinco dias. O que não for usado neste prazo, acaba se perdendo”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi. “Por isso, é importante que os pais que ainda não vacinaram seus filhos compareçam à unidade de saúde mais próxima com a carteirinha em mãos para os protegerem da pólio, pois este é o único meio de evitar que esta doença apareça”, destaca.

Em Toledo, 16 unidades de saúde estão aplicando doses da vacina contra a poliomielite, 12 na área urbana (São Francisco, Bressan, Europa, Concórdia, Porto Alegre, Maracanã, Industrial, Coopagro, Centro de Saúde, Paulista, Alto Panorama e Pancera) e quatro nos distritos (Vila Nova, Boa Vista, São Luiz e Novo Sobradinho). Seguindo rígidos protocolos sanitários para prevenir a disseminação do novo coronavírus, com disponibilidade de álcool em gel na entrada, manutenção de distância mínima entre as pessoas e a exigência do uso da máscara, todos estes espaços receberam adequações para garantir a segurança de quem for buscar a vacina.

Além de vacinas contra a pólio, as unidades de saúde também estão atualizando a carteira de vacinação de pessoas com até 15 anos de idade. Ao todo, 14 tipos de vacina - como a pentavalente, a tríplice viral e as contra sarampo, meningite meningocócica ou HPV - encontram-se disponíveis (290 doses foram aplicadas no “Dia D”). 

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal