Toledo, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Toledo

06/11/2020

Atenção: jovens sem comorbidade também podem ser vítimas de Covid-19

Atenção: jovens sem comorbidade também podem ser vítimas de Covid-19

É verdade que a Covid-19 é muito mais cruel com os idosos e com pessoas que possuem comorbidades, tais como diabetes, hipertensão, problemas respiratórios e doenças imunossupressoras. Isso não significa, porém, que pacientes que não estão em grupos de risco não podem se tornar vítimas da doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Dos 73 óbitos registrados em Toledo desde o início da pandemia até hoje, quatro foram de pessoas com idade inferior a 60 anos e que diziam não ter comorbidades. Destas, três são do sexo masculino e uma do sexo feminino com idades entre 23 e 45 anos.

Desde o início da pandemia, 50 pessoas com mais de 60 anos tornaram-se vítimas fatais da Covid-19 - 69,44% do total. Contudo, o que se percebe é uma redução na idade média dos pacientes infectados pelo Sars-Cov-2: em julho era de 71,8 anos; em outubro, foi 62,4.

A secretária da Saúde, Denise Liell, observa que é fundamental que todos, sem exceção, devem seguir à risca as recomendações para evitar a infecção e a transmissão do novo coronavírus. “Os idosos e as pessoas que fazem parte dos grupos de risco precisam ser mantidas em isolamento o máximo que for possível e quem convive com estes deve ter cuidado redobrado em suas atividades externas. Ninguém está livre de desenvolver os quadros mais graves de Covid-19, por isso é fundamental não estar e não formar aglomerações, usar máscara do jeito certo e higienizar as mãos várias vezes ao dia”, alerta.

Outra frente importante neste combate é a detecção de pessoas infectadas e o tratamento adequado conforme a gravidade do quadro clínico, o que é feito em pessoas que procuram o Pronto Atendimento Municipal (PAM) - designado para o atendimento ambulatorial de pessoas com indícios de síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta e falta de ar) ou com sintomas típicos da Covid-19, como perda do olfato e/ou paladar. “É fundamental que as pessoas com estes sinais busquem o quanto antes assistência médica, pois isso aumenta as chances de uma cura para esta doença com o menor sofrimento possível”, salienta a secretária.

 

PUBLICIDADE

Fonte: TOLEDO | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE TOLEDO

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal