Toledo, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

29/10/2020 | Concebido por Goioerê

Pulseira inteligente vai monitorar saúde de colaboradores das indústrias

Pulseira inteligente vai monitorar saúde de colaboradores das indústrias

Uma pulseira inteligente que mede temperatura corporal, batimento cardíaco, SPO2 e pressão arterial, vai auxiliar as indústrias a monitorarem a saúde de seus colaboradores em tempos de COVID-19. Nomeado “Plataforma IoT para SST (Segurança e Saúde no Trabalho)”, o projeto que está sendo desenvolvido pela TRUE WORK foi aprovado pela Finep e será executado nos próximos 6 meses com apoio do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação (IST TIC). A Solução visa inicialmente monitorar os sinais vitais para detectar os sintomas iniciais da COVID-19 no ambiente do trabalho, mas amplia a possibilidade de uso da tecnologia para realizar os cuidados de saúde dos trabalhadores. “O Senai é ator ativo no cenário de inovação brasileiro. Já apoiamos a TRUE WORK com a Aceleradora Sistema Fiep e, no caso deste projeto, o Senai tem infraestrutura, capital intelectual e experiência para o desenvolvimento do dispositivo”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Sistema Fiep.

Nas empresas que adotarem a “Plataforma IoT para SST”, os colaboradores usarão pulseiras digitais para monitorar sinais vitais, conectadas à internet. O monitoramento online irá avaliar sinais de febre ou déficit respiratório, identificando a presença de sintomas correlatos a COVID-19 ainda no momento inicial. “O Instituto Senai irá apoiar a TRUE WORK a desenvolver uma Plataforma de Saúde e Segurança no Trabalho com tecnologias de Internet das Coisas, como foco em uma solução de combate e prevenção do COVID-19 através do monitoramento de sinais vitais”, explica Edenilson Rodrigues Burity, gerente da Fábrica de Software do IST TIC.

“Na TRUE WORK, entendemos que este projeto tem um apelo inicial durante a pandemia, mas poderá ser usado posteriormente para acompanhar a saúde dos trabalhadores. Com essa tecnologia, será possível, por exemplo, identificar funcionários com histórico recente de hipertensão arterial e bloquear permissões de trabalho em situações que o quadro possa representar risco de acidente de trabalho. Desta forma, o projeto pretende ser um avanço para gestão de saúde 4.0”, explica Adriano Fávaro, sócio-fundador da TRUE WORK.

Sobre o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação

Equipado com laboratórios e equipamentos de última geração, o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação colabora para a digitalização das indústrias brasileiras, atendendo empresas de todos os portes. Localizado na cidade de Londrina, presta serviços para indústrias de todo o país. Os serviços prestados são voltados às temáticas de Sistemas Embarcados (software e hardware), Automação - IoT (Internet das Coisas), Indústria 4.0, Engenharia de Software e Cyber Security.

O Instituto é homologado pela SOFTEX (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) como entidade implementadora da Melhoria de Processo do Software Brasileiro - MPS.Br e credenciado pelo MCTI (Ministério Ciência Tecnologia e Inovação) para atendimento no Âmbito da Lei de Informática. Isso confirma a competência da equipe qualificada, apta para atender as necessidades da indústria e especializada na prestação de serviços técnicos de consultoria e auditoria.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/ist-tic  

Sobre a TRUEWORK

A TRUEWORK é uma startup paranaense acelerada pela Aceleradora do Sistema Fiep. Desenvolve soluções de IoT (internet das coisas) para clientes no setor de alimentos, higiene, petroquímico e óleo & gás. Conheça mais aqui: http://www.truework.com.br/.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. © 2017. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por Cidade Portal